sábado, 24 de dezembro de 2011

Ainda

" - Senhor desconhecido, esqueçamos os gracejos, está bem? Diga-me, antes, a verdade: o que fazemos aqui?
Debrucei-me, aproximando-me ainda mais, como se quisesse que minha cabeça encostasse na sua, que minha vida encontrasse a sua ou, pelo menos, que ela sorrisse. Tolamente, pensei no mesmo instante que, se não o conseguisse, minha vida inteira estaria estragada:
  - Quer, então, saber o que fazemos aqui. Poderia responder, simplesmente, que os dois tentamos transformar um encontro aparentemente fortuito em uma história que pode perfeitamente, com alguma sorte, se estabelecer sob o signo do destino, que tem mais imaginação do que nós.
A jovem confeiteira sabia ouvir muito bem. Em silêncio, parecia recolher minhas palavras, antes de decidir se encontraria logo um lugar para elas no livro da sua vida. Depois, se sacudiu:
  - Chamam-me Liatt. - disse.
Meu coração deu um salto: não havia dito "chamo-me", mas "chamam-me". Nunca conhecera qualquer mulher com aquele nome. É uma palavra hebraica. Significa: és minha. Repeti:
  - Li-att.
Finalmente, como se parasse de resistir, seu rosto oval e belo, com traços harmoniosos, se iluminou com um sorriso.
  - Poderia lhe dizer meu nome próprio, aquele que sempre usei até agora. Mas, somente para a senhora , gostaria de inventar um novo.
Ela aguardou. O sorriso pareceu se aprofundar. Reconciliava tristeza e alegria, fervor e graça, nostalgia do passado e cumprimento do instante. Febrilmente, procurei entre os nomes bíblicos, proféticos e talmúdicos, um nome especial, singular, único, que refletisse o momento que eu acabava de viver e aquele que viria.
Olhei-a intensamente, esperando encontrá-lo nela. Assim, já que me presenteara com Liatt, lhe ofereceria meu novo nome:
  -E, então? - disse. - O tal nome, encontrou? Estou esperando.
Eu gostei de vê-la esperar.
- Um nome. Hebraico, como o seu. Uma sílaba: Od.
- Que significa o quê?
- Tem dois sentidos. Od com um ayin quer dizer: ainda. Com um aleph, a palavra poderia significar: obrigado, eu agradecerei.
Estaria emocionada? Ela pegou minha mão e disse:
- Ainda.
Há muito tempo não me sentia tão transtornado.
Nem tão aflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário