sábado, 29 de outubro de 2011
"Já foi dito vezes suficientes que é impossível explicitar o objetivo de uma obra de arte através de palavra. Apesar de uma certa superficialidade com que esta asserção é posta e, em especial, explorada, é, de maneira geral, correta e assim permanece até numa época de grande educação e conhecimento da língua e do seu material. E esta asserção - abandono agora a esfera do raciocínio objetivo - é também correta porque o próprio artista nunca consegue abarcar ou reconhecer totalmente o seu próprio objetivo."
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
domingo, 16 de outubro de 2011
"- Como é que você definiria a arte, a função da arte?
Ferreira Gullar: Seria pretensão minha querer definir isso, mas eu digo que a arte existe porque a vida não basta. A arte existe porque o homem quer mais. Ele quer ser feliz, ele quer beleza, ele quer fantasia... Então ela intui esse papel na vida.
Quando eu digo que a arte inventa a vida - ela não revela a vida, ela inventa - é porque ela tem uma linguagem que pode reinventar a vida, porque nada do que você espera é igual a realidade. É mentira que a literatura revela a realidade. Revela o cacete, ela inventa a realidade."
Ferreira Gullar: Seria pretensão minha querer definir isso, mas eu digo que a arte existe porque a vida não basta. A arte existe porque o homem quer mais. Ele quer ser feliz, ele quer beleza, ele quer fantasia... Então ela intui esse papel na vida.
Quando eu digo que a arte inventa a vida - ela não revela a vida, ela inventa - é porque ela tem uma linguagem que pode reinventar a vida, porque nada do que você espera é igual a realidade. É mentira que a literatura revela a realidade. Revela o cacete, ela inventa a realidade."
Assinar:
Postagens (Atom)


